Conhece-te a ti mesmo
- Pr. José Aldoir Taborda
- 26 de jan. de 2018
- 3 min de leitura

Um homem encontrou um ovo de águia e colocou-o debaixo da galinha que chocava seus ovos no quintal. Assim nasceu uma aguiazinha com os pintos e com eles crescia normalmente.
A águia cresceu fazendo tudo o que os pintinhos faziam e estava convencida que era igual a eles: ciscava, buscava insetos no chão, pipilava como os pintos e de vez em quando batia as asas e voava um ou dois metros, como faz um frango, pois afinal, é só isso que um frango pode voar, não é verdade?
Certo dia, ela viu riscando o espaço, uma ave majestosa, planando no infinito, graciosa, levada docemente pelo vento sem nem sequer bater a asa dourada. A águia do chão olhou-a com respeito e perguntou ao seu amigo: "Que tipo de ave é aquela"? "É uma águia! É rainha", diz-lhe o amigo, mas é bom não olhar muito para ela, pois nós somos de raça diferente, simples frangos do chão e nada mais. Daí por diante, então, a pobre da águia nunca mais pensou nisso, até morrer convencida de ser uma simples galinha.
Muitas são as pessoas que ainda não descobriram quem são. Aceitam pacificamente o que os outros lhe disseram que eram e por isso não podem desfrutar a vida em toda a sua plenitude, como Deus planejou. É um grande erro basear sua vida na opinião das pessoas que lhe cercam. Ninguém tem o direito de criar um mundo novo para você, pois és criatura de Deus. Só Deus pode dizer exatamente quem és.
A crise existencial é o grande problema das pessoas que adentram o gabinete pastoral. Perguntas como: quem sou eu? Por que estou aqui? Que será que os outros vão pensar de mim atormentam a jovens e adultos. Além destas perguntas, há os conceitos que as pessoas fazem de si mesmas baseadas na opinião dos outros, tipo: eu não sei fazer nada; eu sou um zero à esquerda; sou um desastrado; sou feio, ninguém me ama, pensamentos estes que os levam a fazer qualquer coisa a fim de serem aceitos no grupo. Não há razão para sofrer assim, tampouco para ser manipulado por aqueles que lhe cercam. Se você quer se descobrir, conhecer a si mesmo, então é preciso consultar o manual do fabricante, isto é, a Bíblia sagrada. Foi Deus que te criou. Você é obra Dele e só Ele pode responder com conhecimento completo quem você é e porque está aqui.
Não seja como a águia que morreu sem usufruir de todo o seu potencial. Seu valor é muito grande para ser desperdiçado de um modo tão sutil. Você quer conhecer a si mesmo?
Então em primeiro lugar, embora consideremos importante a avaliação de parentes e amigos sobre nossa vida e atitudes, devemos compreender que as opiniões das pessoas que nos cercam são sempre incompletas e circunstanciais. Um elogio ou uma crítica não tem durabilidade.
Em segundo lugar é importante compreender e aceitar que somente Deus pode realizar em sua vida as mudanças necessárias porque Ele é o único que te conhece completamente. O salmo 139 diz que Ele conhece o teu sentar e o levantar e de longe conhece os teus pensamentos. Só ele pode entender você e te ajudar.
Por último compreenda que, somente conhecendo nossos pontos fortes e fracos é que podemos dar lugar ao que poderemos ser um dia. Deus não terminou Sua obra em nós e dá maior valor ao interior do que ao exterior. Deus quer desenvolver qualidades em nosso homem interior, e assim seremos completamente realizados.
Amigo leitor, isso que escrevo experimentei em minha vida. Busque na Palavra de Deus a resposta a tuas perguntas mais íntimas e não seja engolido pela dúvida, não permaneça nessa crise existencial.
Comments